Gestalt-terapia com crianças e adolescentes Disfunções de Campo, Holística e Organísmica: Diagnóstico e Tratamento

 

Gestalt-terapia com crianças e adolescentes

Disfunções de Campo, Holística e Organísmica: Diagnóstico e Tratamento

NOVA METODOLOGIA DE ABORDAGEM CLINICA INFANTOJUVENIL

 

 

Enquanto olharmos para uma criança com olhar adulto, sistematizado e desprovido de presença, jamais a compreenderemos em seu mundo lúdico e fantasioso. O campo psicológico familiar e os campos adjacentes que compõem seu universo formam um grande ‘quintal’, um novo organismo, onde, munida das suas capacidades de afetar e ser afetada, a criança brinca para ser. Ela se torna sujeito e objeto do seu quintal: sobrevive nela, na criança, aquele que lhe for capaz de afetar, contatar, com maior presença, afinidade e identificação. Ela não só imita, não só recebe, ela é atuante em seu quintal. No brincar, quando não comprometida psicologicamente, elabora, atua, transforma e deixa-se transformar, numa contínua autorregulação Organísmica. (Nivaldo Mossato).

 

 

O curso, com 20 horas de duração, ministrado em dois fins de semana consecutivos, tem como objetivo levar aos participantes novos conceitos, técnicas e formas de manejo terapêutico com crianças e adolescentes, (Teoria e Prática-estudo de casos). Tem como fundo as teorias de Campo (Kurt Levin), Holística (Jan Smuts ) Organísmica (Kurt Goldstein); Dialógica (Martin Buber) e da Teoria do Self (Paul Goodman); além de configurar uma leitura Dialógica do Genograma (Monica McGoldrick) do Campo Familiar que permite a identificação de disfunções que permeiam o desenvolvimento da criança e/ou adolescente, e a instrumentalização terapêutica dos pais e/ou responsáveis, incorporando-os, quando possível, ao processo terapêutico ativo.

 

Observa-se que, nos processos clínicos com crianças e adolescentes, em Gestalt-terapia, embora muito bem elaborados e pautados em renomados autores, tais como Violet Oklander, Luciane Aguiar, Rozana Zanella, Scheila Antony e outros – aos quais também nós nos reportamos com louvor - pouco se tem trabalhado as categorias relacionadas ao desenvolvimento humano, considerando-se as Funções do Self tal como descritas por Goodman na obra ‘Gestalt-terapia’(PHG). Tal postura nos coloca frente a frente a uma leitura eficaz das teorias de Campo, Holística e Organísmica capaz de postular novos instrumentos terapêuticos de intervenção, tanto com a criança e/ou adolescente, quanto em seus campos de atuação (Família – Escola – Meio Social), envolvendo-os, o quanto possível, como uma figura terapêutica preventiva e/ou corretiva.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

 

INSCRIÇÕES E MAIORES INFORMAÇÕES NO SITE:

https://www.even3.com.br/gtcriancasadolescentes1/

Treinamentos

Nivaldo Donizeti Mossato - Todos os direitos reservados